Exercicios De Racionalização De Denominadores

Table of Contents [Show]

    A racionalização de denominadores é um processo matemático que consiste em eliminar raízes do denominador de uma fração. Esse processo é necessário em alguns casos, como quando se deseja realizar operações matemáticas com frações ou quando se deseja simplificar uma fração.

    “`
    2 / 2√2 = (2 / 2√2) * (√2 / √2) = √2 / 2
    “`

    “`
    1 / √3 + 1 = (1 / √3 + 1) * (√3 – 1 / √3 – 1) = (√3 – 1) / 2
    “`

    O conjugado de um número é ele mesmo com o sinal invertido. Por exemplo, o conjugado de √2 é √2.

    Para racionalizar um denominador com raiz quadrada, basta multiplicar o numerador e o denominador pela raiz quadrada do denominador. Por exemplo, para racionalizar o denominador √2, multiplicaríamos o numerador e o denominador por √2.

    Para racionalizar um denominador com raiz cúbica, basta multiplicar o numerador e o denominador pela raiz cúbica do denominador. Por exemplo, para racionalizar o denominador √3, multiplicaríamos o numerador e o denominador por √3.

    Para racionalizar um denominador com raiz de ordem n, basta multiplicar o numerador e o denominador pela raiz de ordem n do denominador.

    Espero que esta discussão tenha sido útil para entender o conceito de racionalização de denominadores e como resolvê-los em exercícios.

    Assista ao vídeo Exercicios De Racionalização De Denominadores abaixo

    Exercicios De Racionalização De Denominadores

    See Also
    Exercicios De Racionalização De Denominadores Exercicios De Racionalização De Denominadores Reviewed by Aula de Conhecimento on novembro 16, 2023 Rating: 5

    Nenhum comentário:

    Tecnologia do Blogger.